Fonte: O Pergaminho
Fragmentos dos ossos do santo estão guardados em uma teca metálica exposta no altar da igreja para veneração dos fiéis
A Matriz São Vicente Férrer de Formiga recebeu na noite de segunda-feira, dia 31 de março, uma relíquia de seu santo padroeiro. Fragmentos dos ossos do venerável estão guardados em uma teca metálica redonda exposta no altar da igreja para a veneração dos fiéis.
O pároco padre Felipe Dalcegio destacou o momento que a paróquia vive com a chegada da relíquia. “Nós teremos essa relíquia para veneração pública para recordar esse santo, nosso padroeiro, que é todo especial. É um santo que lutou pela unidade da igreja, um grande pregador e um grande santo para ser imitado por todos nós. É belíssimo tudo isso”, comentou.
Segundo ele, uma carta que acompanha a relíquia certifica as partículas como autênticas dos ossos de São Vicente Férrer. “A todos e a cada um que examinarem esta carta, fazemos fé e testemunhamos a maior glória de Deus e veneração de seus santos. Reconhecemos essas partículas, as quais reverentemente colocamos em uma teca metálica redonda, bem fechada e atada com fio de cor vermelha e selada com nosso selo, e as entregamos com a faculdade de serem guardadas e expostas publicamente à veneração dos fiéis, conforme as normas do direito canônico. E em testemunho disso, ordenamos, que é por esta carta testemunhal assinada por nós e por outro prelado apostólico delegado por nossa autoridade, seja expedida e munida do nosso selo dado em Roma, na casa do Vicariato, no dia 19 de junho do ano do Senhor 2002”.
A relíquia, que veio da Espanha, país onde nasceu São Vicente Férrer, chegou a Formiga por intermédio do padre Lucas, pároco da Paróquia São Geraldo. A comunidade de São Geraldo foi em procissão levar a relíquia até a Igreja Matriz São Vicente Férrer.
