Lady Gaga e Joaquin Phoenix aparecem como Coringa e Arlequina, enlouquecendo aos poucos, em novo trailer; entenda a condição
Em trailer divulgado nesta terça-feira (23/7), Coringa (Joaquin Phoenix) e Arlequina (Lady Gaga) aparecem enlouquecendo juntos, pouco a pouco, em novo filme do vilão. Intitulado “Coringa: Delírio a Dois”, a obra mergulha ainda mais na vida de Arthur Fleck, institucionalizado pelos crimes cometidos no longa anterior da saga.
Uma característica que chama a atenção é o nome do filme. ‘Delírio a dois’ é um termo que, em português, corresponde a ‘folie à deux’, um distúrbio psiquiátrico pouco conhecido que, aparentemente, afeta os dois personagens principais. Mas o que é o delírio a dois? Entenda:
Delírio a dois: o que é o transtorno psiquiátrico que dá nome ao filme de Coringa
‘Folie à deux’ é um termo francês usado para descrever um transtorno delirante induzido raro, no qual as pessoas afetadas compartilham uma mesma ilusão ou delírio.
Geralmente, ocorre em relacionamentos próximos, como casais, irmãos ou amigos íntimos. No ‘delírio a dois’, uma pessoa, considerada primariamente psicótica, induz ou influencia a outra a adotar suas crenças ou ideias irracionais. Ele ocorre normalmente, mas não exclusivamente, quando há confinamento ou muito contato e pouca influência exterior entre eles. Essa condição pode causar comportamentos perigosos.
“O transtorno, que em português significa ‘loucura a dois’, é uma condição considerada rara e documentada há relativamente pouco tempo em relação a outros distúrbios”, explicou o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, formado em medicina pela UFCG.
Um artigo publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria descreve um caso de folie à deux entre mãe (sujeito delirante primário) e filha (paciente previamente saudável e secundariamente psicótica), que após tratamento, teve evolução terapêutica favorável. Esse, porém, nem sempre é o caso. Em algumas situações, as pessoas com o transtorno podem ter comportamentos violentos, agredir e até matar outras.
“Por ser relativamente nova e bastante rara, a condição possui poucos tratamentos, sendo baseada quase que exclusivamente na separação entre os dois indivíduos. Essa abordagem costuma ser mais eficaz para o indivíduo ‘secundário’ afetado pela loucura do agente principal”, continuou. “Já o ‘indutor’ costuma passar por internação, psicoterapia individual e familiar e tratamento farmacológico”, explicou Dr. Flávio.
‘Coringa: Delírio a Dois’ será lançado no Brasil no dia 3 de outubro de 2024. Dirigido por Todd Phillips, mesmo diretor do primeiro filme do vilão. Além de Joaquin Phoenix, como Coringa, e Lady Gaga como Arlequina, o longa também tem Zazie Beetz, Brendan Gleeson, Catherine Keener, Steve Coogan e Ken Leung no elenco.
Fonte: O Tempo