Formiguense tem 42 anos e foi eleita para o cargo de diretora em dezembro do ano passado
A formiguense Camila Rodrigues Moreira Cruz, de 42 anos, tomou posse na quarta-feira, dia 16, como diretora da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ela foi eleita para o cargo no dia 11 de dezembro do ano passado.
A cerimônia, realizada na própria escola, contou com a presença de familiares da formiguense; do ex-diretor da escola, Luiz Antônio Cruz Souza, que é de Formiga; da reitora da UFMG, Sandra Goulart, que é de Pains e ex-moradora de Formiga; da primeira professora de arte da Camila, Maria José Boaventura, além de artistas e demais autoridades.
Essa é a segunda vez que um formiguense fica à frente da instituição. O primeiro foi o professor Luiz Antônio Cruz Souza, que nasceu e foi criado na Rua Nova, no Bairro do Rosário. Já Camila sempre foi moradora da Rua Campos Altos, no Engenho de Serra.
Nascida no dia 10 de agosto de 1981, a formiguense é filha de Pio Moreira Pinto, ex-funcionário do Bazar Guri, e de Margarete Rodrigues Moreira. Ela é casada com o músico Leonardo Henrique da Cruz e tem três filhos.
Antes de ingressar no ensino superior, Camila estudou no antigo Colégio Corujinha (hoje Colégio Unifor); na extinta Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, que era dirigida pela professora Malba de Freitas e funcionava no último andar do Colégio Santa Teresinha; no antigo Colégio Aplicação (hoje Colégio Unifor) e nas escolas estaduais Professor Joaquim Rodarte e Dr. Abílio Machado (Polivalente), onde concluiu o ensino médio.
Segundo a formiguense, seu interesse pelas artes começou na adolescência. “No meu aniversário de 11 anos, pedi aos meus pais que me dessem, no lugar de festa e presentes, uma maleta de pintura para que eu pudesse ingressar nas aulas do Ateliê da Maria José Boaventura”, contou. Dos 11 aos 18 anos, Camila realizou este desejo. Depois, foi cursar artes plásticas na Universidade Federal de Uberlândia.
Artista visual, ela é doutora e mestre em artes plásticas pela Université de Paris – Panthéon Sorbonne – França. Está finalizando o seu pós-doutorado em desenho pela ECA/USP. É professora adjunta II do Departamento de Desenho e professora permanente no Programa de Mestrado Profissional da Escola de Belas Artes da UFMG. No âmbito da pesquisa, é fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo (NEDEC/UFMG), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE/UFU) e pesquisadora da cor no Grupo de Pesquisas Cromáticas ECA/USP. É ainda membro da Associação de Artistas (Art)ère – Paris – França e do comitê de Couleurs d’Artistes – Encyclopedie Numérique des Couleurs – Université de Sfax – Tunísia, Université de Monastir – Tunísia, Université de Bordeaux – Montagne – França. Além disso, é membro da Comunidade EBA/UFMG desde 2019.

Mesa de autoridades da UFMG no dia da posse de Camila Moreira