Matheus Mendes defendeu cobrança de William e, depois, Marlon perdeu a cobrança que selou a eliminação celeste
O América eliminou o Cruzeiro e vai disputar a final do Campeonato Mineiro 2025. O Coelho venceu a Raposa nos pênaltis, após um empate por 1×1 no tempo normal. Nos pênais, o América venceu por 4×2. Com a derrota, o América volta à decisão do estadual e vai enfrentar o vencedor de Atlético ou Tombense.
Já o Cruzeiro, fica novamente fora da final, perdendo para o América, como ocorrido em 2023. Nos pênaltis, marcaram para o América: Elizari, Cauan Barros, Jonathas e Marlon. Figueiredo bateu, mas parou em Cássio. Já do lado do Cruzeiro, William perdeu em cobrança defendida por Matheus Mendes, enquanto Marlon bateu forte, para fora do gol.
Matheus Henrique e Gabigol chegaram a assinalar os tentos, que não foram suficientes para levar o clube celeste à disputa pela taça.
O jogo
A partida começou com o Cruzeiro pressionando a saída de bola do América e mais presente no ataque, mas o Coelho logo conseguiu equilibrar as ações e rondou a grande área azul. A primeira grande chance da partida foi de Matheus Henrique, aos 15 minutos, que driblou dois marcadores e chutou rasteiro de fora da área, exigindo defesa de Matheus Mendes.
O goleiro americano apareceu novamente aos 19 minutos, em outra grande chance do Cruzeiro. A bola sobrou espirrada para Kaio Jorge, que saiu frente a frente com o goleiro americano, porém, pressionado por Ricardo Silva, chutou fraco e em cima do arqueiro. Os jogadores do Cruzeiro chegaram a pedir pênalti. No entanto, o VAR analisou o lance e não observou falta.
Aos 31 minutos, em uma escapada pela direita, o América largou na frente. Adysson arrancou, virou o jogo e serviu Marlon na entrada da grande área. Com calma, o lateral-esquerdo Marlon dominou, ajeitou e bateu colocado, rasteiro, no canto esquerdo de Cássio e abriu o placar. Após o gol, a torcida americana provocou os cruzeirenses, chamando o time azul de freguês. A brincadeira ocorreu lembrando o jejum da Raposa sem vencer o América pelo Campeonato Mineiro.
Após o gol do América, o clima ficou tenso em campo, com disputas mais ríspidas e discussões entre os atletas de ambos os times. Mas a festa americana durou apenas até os 39 minutos. Em jogada ensaiada, Lucas Romero recebeu a bola rasteira em cobrança de falta e, da intermediária, soltou uma bomba. A bola queimou a grama e morreu no canto esquerdo de Matheus Mendes, igualando o placar no Horto.
Na última bola do primeiro tempo, a Raposa desperdiçou chance de ouro para virar o jogo. Em contra-ataque, Dudu avançou pela esquerda e deixou Kaio Jorge na cara do gol. Mas o camisa 19, totalmente livre, chutou em cima de Matheus Mendes, antes do árbitro encerrar o primeiro tempo.
Segundo tempo
O segundo tempo começou disputado, com a primeira chance para o América. Aos 9 minutos, Cauan Barros bateu de fora da área e obrigou Cássio a espalmar no canto esquerdo baixo. Outra chance do Coelho foi aos 24 minutos, quando Figueiredo trouxe da esquerda para o meio e chutou firme, mas Cássio segurou.
Aos 33 minutos, outra chance de ouro perdida pelo Cruzeiro, dessa vez por Gabigol. Dudu roubou a bola de Júlio César e rolou para o camisa 9, sem goleiro. Mas a finalização do centroavante saiu sem tanta força, e o próprio Júlio César salvou em cima da linha. Nos minutos finais, o Cruzeiro tentou pressionar, mas sem criar grandes chances de perigo. E aos 48 minutos, veio a chance que o América esperava. O árbitro, com auxílio do VAR, marcou pênalti de Marlon em Yago Santos, após carrinho do lateral cruzeirense na grande área.
Jonatas foi para a cobrança, mas bateu fraco, no canto direito, e Cássio segurou firme, mantendo o placar em 1×1.
A disputa de penais começou com Elizari convertendo para o América. Na primeira cobrança, cruzeirense, Matheus Mendes defendeu o chute de William. Cauan Barros acertou a segunda cobrança americana: 2 a 1.
Matheus Henrique marcou o primeiro do Cruzeiro. Na terceira cobrança do Coelho, Jonatas bateu bem e mandou para a rede. Na terceira batida do Cruzeiro, foi a vez de Marlon errar e chutar pra fora. Nos pés de Figueiredo, estava a chance de classificar o América, mas foi a vez de Cássio aparecer e evitar o gol.
Gabigol acertou a quarta cobrança azul: 3 a 2. O lateral-esquerdo americano Marlon foi para a última cobrança e, com ousadia e categoria, cavou no meio do gol: 4 a 2 e América na decisão do Campeonato Mineiro 2025.
O América agora aguarda o classificado de Tombense x Atlético, o outro duelo da semifinal do Campeonato Mineiro. A partida acontece às 19h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. No jogo de ida, no Mineirão, o alvinegro venceu por 2 a 0.
Ficha técnica
América 1 (4) x (2) 1Cruzeiro
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro 2025
Local: estádio Independência, Belo Horizonte
Cruzeiro: Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Matheus Henrique, Eduardo (Marquinhos); , Dudu (Christian), Kaio Jorge (Bolasie), Gabriel Barbosa
Cartões amarelos: Gabriel Barbosa, Lucas Romero, Eduardo e William (Cruzeiro); Cauan Barros, Kauã Diniz, Figueiredo e Ricardo Silva (América)
Árbitro: Wilton Pereira SampaioAmérica: Matheus Mendes; Júlio César, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Kauã Diniz (Miquéias), Cauan Barros e Benítez (Fernando Elizari); Figueiredo Renato Marques e Adyson (Yago Santos)
Público pagante: não informado
Público presente: não informado
Renda: não informada
Fonte: O Tempo